quinta-feira, 10 de julho de 2014

Quadro Grande Gobelin

Este quadro Gobelin  gostei demais desde a primeira vez que vi em um bazar. Acabei comprando outras coisas e ele acabei deixando.
Voltei após uns dias e lá estava ele, me esperando rs. Não resisti e trouxe embora para casa. Ficou por uns 3 meses em casa. Chegou a cliente e se apaixonou...aí então comecei a restaurar pequenos detalhes como manchas e a moldura. Ficou intacto e muito bonito.
E acabou sendo vendido!!!
Ele foi para um belo lar para ser apreciado (rsrs).

Segue o ANTES:

 
E O DEPOIS......






Me apaixonei pela história desta arte também
Segue um pouquinho do que encontrei sobre a arte GOBELIN:

O que são tapeçarias Gobelin?

A família Gobelin original, cujo nome se tornou sinônimo de excelentes tapeçarias francesas, começou como tintureira na metade dos anos 1400 em Paris, França. A fábrica evoluiu para uma produtora de tapeçarias durante os anos 1600, quando o rei da França, Henrique IV, importou tecelões flamengos e focou na criação de tapeçarias complexas. O rei Luís XIV promoveu a produção da fábrica dos Gobelins ao adicionar estofados, mobílias e ourives à linha de produção, tudo para uso da Coroa. Quando as finanças acabaram, a fábrica fechou. Foi reaberta em 1699 e produzia somente tapeçarias até os anos 1800, quando a produção de tapetes se tornou uma evolução natural dos tecelões. Atualmente, a fábrica dos Gobelins é propriedade do Estado, sob comando do Ministério da Cultura Francesa e continua produzindo tecelagens para a França. A fábrica é aberta ao público para visitação.

Confecção das tapeçarias

As tapeçarias Gobelin eram tecidas e costuradas à mão. A técnica de "tecer e costurar" dos Gobelins era complicada, com aprendizes que muitas vezes estudavam de 8 a 10 anos para aperfeiçoar sua arte. Nenhum nó era usado nos Gobelins e a tapeçaria era tecida em um tear de urdidura baixa. Muitos tecelões trabalhavam ao mesmo tempo em uma única peça, usando modelos da obra de arte e tecendo a partir do verso da tapeçaria. Um espelho era colocado debaixo para refletir a imagem conforme ia sendo terminada. Uma moldura era tecida na tapeçaria para criar um efeito final.

 

Colecionadores famosos

Madame de Pompadour, uma famosa cortesã do rei Luís XIV, admirava as tapeçarias Gobelin e encomendava muitas para sua residência pessoal, o Palácio de Belleville. As paredes do Palácio de Versalhes também exibiam Gobelins. O palácio do Grão-Mestre de Malta possui uma série de tapeçarias com temas africanos e sul-americanos da fábrica dos Gobelin. Esses continentes eram pouco conhecidos pelos europeus na época, e as tapeçarias continham imagens de pássaros radiantes e animais selvagens que foram tiradas obras encomendadas pelo rei Luís XIV. Inicialmente roubadas por piratas da costa da Sicília, as peças foram resgatadas antes de serem entregues ao governo de Malta.

Destruição das tapeçarias

Junto com a Revolução Francesa chegou a destruição das obras-de-arte das casas da Corte Real Francesa e de seus cidadãos ricos. Os Gobelins foram saqueados e queimados. Quando a paz chegou, eles foram substituídos por tapeçarias mais simples, tanto no desenho quanto na fabricação. A era de opulência e luxo, assim como as tapeçarias Gobelin, havia acabado.
 
BELA HISTÓRIA....RS
 
ABRAÇOS A TODOS
 
CAROL ARTEIRICES ATELIÊ
 

29 comentários:

  1. Oiie temos um quadro igual a este e gostariamos de vender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joice, tudo bem? Tem muitas pessoas que amam este tipo de quadro. Você, com certeza, conseguirá vendê-lo rapidamente. De onde é? Abraços

      Excluir
    2. Eu gostaria de comprar se ainda o tiver

      Excluir
  2. bom dia, tenho um quadro em gobelin que veio da Itália a +/- 40 anos, esta um pouco desbotado, gostaria de saber se existe um meio de reavivar as cores dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia!!!Deve ser muito lindo seu quadro, muito curiosa em vê-lo. Mas este quadro de Gobelin tem que ser um lugar especializado, o que fiz neste foi apenas na moldura, flôr! Beijos e obrigada

      Excluir
  3. Oi, tenho um parecido com esse da foto, porem tem quase 3 m comprimento por 1,20 de largura, gostaria de saber como faço para limpar

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu tenho este quadro e mais um das camponesas com as ovelhas na ponte, sabe o nome? não tenho noção de quanto valem! Por quanto vc conseguiu vender? Não tem nenhuma avaria, moldura de espelho cristal e madeira nobre... não sei qual madeira é.

    ResponderExcluir
  5. Tenho um quadro de gobelim a cerca de 40 anos a paisajem e linda so que ele esta um poco desbotado como fazer a limpeza dele para reavivar as cores ?

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Tenho um quadro de gobelin que está bem desbotado. Adoro ele, mas está muito desbotado, sem cor. Gostaria muito de reavivar as cores. Poderia me ajudar a dizer como faço ou quem faz? Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Oii boa noite gostaria de vender o meu Gobelin,recebi de presente é muito antigo tem 1,70x 0,70.. como faço pra conseguir vender?? Agradeço

    ResponderExcluir
  8. Tenho um quadro de gobelin há 40 anos que está desbotado. Vc conhece alguém que consiga reavivar as cores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problemaos tons avermelhados.ja voltaram. Agora os verdes e azuis. Ah! Não sou profissional área por isso entrei na paginal tentando achar alguem que saiba dessas cores.

      Excluir
  9. Tenho um quadro de gobelin há 40 anos que está desbotado. Vc conhece alguém que saiba reavivar as cores?
    sylviagtorres@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde tenho 2 quadros que só comigo Estao a quase 30 anos e gostaria de vender, pode me ajudar?há algum lugar onde compram?

    ResponderExcluir
  11. Tenho dois caça a raposa e outro de camponesas,são lindos meu marido ama quadros e tem um xodó por eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Eu também tenho a caça a raposa .
      Vc tem fotos para eu ver , aí mando do meu.
      Meu nome é Valdir sou restaurador de móveis antigos .
      Contato 41 9 98183492
      Grato

      Excluir
    2. Tem interesse de vender um dos caça a raposa?

      Excluir
  12. Tenho uma tela bem antiga de gobelin está bem apagada existe um processo de limpeza sem danificar a tela ?

    ResponderExcluir
  13. Tenho um dessert e preciso revitalize. Fariam isso?

    ResponderExcluir
  14. Como limpar esse tipo de quadro, por favor? Tenho 2

    ResponderExcluir
  15. Tenho um dradro do gobelin tenho interece de vende lo.
    Gostaria de saber como fasso pra vender.

    ResponderExcluir
  16. Tambm tenho um
    Como reavivar as cores?

    ResponderExcluir
  17. Oi tenho um gobelin caça grande como faço pra vender ?

    ResponderExcluir
  18. Bom dia tenho uma tela 1,50 × 0.70 cm....vc sabe onde posso vender?

    ResponderExcluir
  19. olá,como saber se o meu Gobelin é verdadeiro?

    ResponderExcluir
  20. Muitas perguntas sem respostas!
    De quê adianta?

    ResponderExcluir