HISTÓRIA
A palavra mosaico origina-se do termo "mosaicon"que significa "musa",algumas fontes traduzem como " paciência das musas".
Esta arte teve origem nas antigas civilizações como o Egito e a Mesopotâmia.
O mosaico tem momentos fragmentados da sua origem até os dias de hoje.
Os mosaicos bizantinos justinianos mais significativos são os das igrejas de Ravena.
Na igreja São Vital estão representados o imperador Justiniano e Teodora, com seus séquitos
IMPERATRIZ TERESA CRISTINA
A imperatriz Teresa Cristina mulher de D. Pedro II, enquanto cuidava de suas filhas em um dos jardins do Palácio de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, denominado Jardim das Princesas, demonstrou um de seus dotes artísticos pessoais, o mosaico. Com conchas, recolhidas nas praias do Rio de Janeiro, e com cacos das peças de serviço de chá da Casa Imperial ela revestiu os bancos, tronos, fontes e paredes do Jardim das Princesas. Ela teria sido precursora da arte do mosaico no Brasil, fato pouquíssimo divulgado pelos historiadores e especialistas em artes, isso ocorreu 50 anos antes do aparecimento de Antonio Gaudi e Josep Maria Jujol.
O mosaico é a arte de compor imagens, figurativas ou não, por intermédio de fragmentos de materiais coloridos ou não, que, uma vez reunidos, substituem as tintas e corantes, formando superfícies que expressam idéias.
O mosaico é a arte de compor imagens, figurativas ou não, por intermédio de fragmentos de materiais coloridos ou não, que, uma vez reunidos, substituem as tintas e corantes, formando superfícies que expressam idéias.
O mosaico não é privativo da espécie humana. Ornitólogos australianos descobriram que alguns pássaros machos daquele país decoram os ninhos com pedrinhas coloridas para atrair as fêmeas. Mesmo sendo da mesma espécie, os padrões criados pelos pássaros não se repetem, o que levou alguns cientistas a acreditar que o dom artístico pode não ser privativo dos homens.
Os muçulmanos, no século VII, impedidos por convenção religiosa de representar na arte os seres humanos, criaram lindíssimos mosaicos abstratos impressionantemente modernos, e, em busca de uma beleza maior, não tinham receio de misturar materiais preciosos com outros comuns, conquanto que a beleza das cores de seus mosaicos agradasse ao olhar dos homens e a Allá.
Os portugueses introduziram os mosaicos à européia no Brasil, mas, pela pobreza da colônia e dos materiais, muito pouca coisa subsistiu.
Em fins do século XVIII, temos notícias de mosaicos feitos no Brasil e até conhecemos alguns artistas locais.
Com a reforma da cidade do Rio de Janeiro pelos Governo Federal e Prefeito Pereira Passos, os mosaicos serão usados para ornar os novos palácios que surgiam para embasbacar o viajante estrangeiro e mostrar que a cidade nada devia em termos de arte às capitais europeias.
O monumento do Cristo Redentor, inaugurado em 1931, teve toda sua superfície externa revestida de mosaico de pedra sabão verde, em homenagem ao artista Aleijadinho. O arquiteto da obra, Heitor da Silva Costa, teve a idéia da cobertura musiva ao ver uma fonte assim revestida, em Paris.
Prof. Historiador Milton Teixeira
(Artigo reproduzido com autorização do site Rio Mosaico. Veja o artigo na integra)
Abaixo alguns exemplos de mosaicos:
Imperatriz_Teodora_e_sua_corte_sec-v
AMEI ESTA HISTÓRIA SOBRE O MOSAICO...ME APAIXONEI AINDA MAIS PELA ARTE.
|